POST 04 - PASSE

Seja bem-vindo(a) ao B-A-BA DO BASQUETE, um blog escrito por Ivan Scalet com objetivo de trazer posts mensais com informações variadas sobre nossa amada modalidade da bola laranja.

Hoje vamos falar (de forma superficial) sobre o passe para entender o tamanho da importância desse fundamento no jogo.

Para começar:

O QUE É O PASSE E QUAL A SUA FUNÇÃO?

Dentre os fundamentos do basquete, o PASSE é um dos mais conhecidos. Trata-se do ato de fazer a bola sair da sua posse e chegar para o outro colega da sua equipe. Ou seja, ele torna-se essencial para fazer com que a equipe progrida em direção a cesta (quando não há possibilidade de driblar a bola), organize jogadas e estratégias ofensivas, livre-se de pressões defensivas, entre outras situações. Visto isso, ele pode ser feito de diversas formas, mas isso abordaremos mais abaixo.

A troca de passes é fundamental para abrir espaços na quadra e encontrar as melhores oportunidades para pontuar. O tipo que deve ser utilizado vai depender da distância e da situação em que o jogador se encontra durante a partida.

QUAIS OS TIPOS DE PASSES NO BASQUETE?

· PASSE DE PEITO: A bola sai da altura do seu peito e chega para seu colega, em uma linha reta sem quicar no chão, também na altura do tórax dele.

· PASSE PICADO: Passe realizado em que no trajeto a bola quica uma vez no chão antes de chegar no destino final.

· PASSE SOBRE A CABEÇA: O passe sobre a cabeça é feito passando a bola sobre o adversário

· PASSE DE OMBRO: O jogador leva a bola por cima do ombro, segurando-a com ambas as mãos

· PASSE COM UMA MÃO: Quando o jogador realiza o passe utilizando apenas uma das mãos, seja direto para o companheiro ou picado.

Um time pode ter grandes arremessadores, excelentes reboteiros e verdadeiros paredões no toco, mas, dificilmente, será vencedor no basquete se não for eficiente nas ASSISTÊNCIAS.

Para uma equipe marcar muitos pontos, é preciso dominar todos os tipos de passe no basquete.

Curtiu?!
 
Acompanhe o Peneira Basquete que em breve teremos um novo texto aqui no B-A-BA DO BASQUETE! Valeu!!!

    176
    0